Como escolher o pneu ideal para a sua bicicleta – Parte 1 – Objetivo

Existem diversas opções de pneus para sua bicicleta no mercado. Por esse motivo, podem ser um pouco confusas as opções para cada modalidade de bike. Escolher o pneu correto faz toda a diferença na performance do seu pedal.

Critérios diversos são colocados em ordem na hora de escolher o pneu ideal para a sua bike: Objetivo, Medidas, Materiais e Estilos de pneus.

Nessa série vamos explicar passo a passo cada item importante para você não errar na hora de comprar o seu pneu.

Antes de tudo você precisa entender qual será o seu objetivo:

Como é o terreno do seu pedal?

O terreno faz toda a diferença na hora de escolher o pneu da sua bike. Imagina andar com um carro de fórmula 1 na lama? O resultado seria desastroso e até muito perigoso.

Sujando a bicicleta na lama: Para andar na lama são usados os famosos pneus Tipo Mud. Seus cravos altos e separados são perfeitos para não acumular lama. Ele é desenvolvido para soltar a lama e ter aderência.

Terra ou trilhas secas e firmes: Sabe quando o terreno levanta aquela poeira? Nesse tipo de terreno você vai precisar de aderência, mas a rolagem mais solta será bem vinda.
Quanto menor os cravos, menor será sua tração. Normalmente os cravos têm tamanho intermediário.

Estradão de Terra “batida”: Procurando velocidade para sentir a bicicleta solta no estradão? Quem nunca usou um pneu de cravos baixos ou sem cravos no centro, precisa ter essa experiência.

Asfalto: O pneu para asfalto costuma ter um visual limpo, apenas com ranhuras para ajudar na aderência, logicamente usado em bicicletas de ciclismo, mas incluem modelos específicos para mountain bike. O arrasto é muito reduzido e assim aumenta a sensação de bicicleta solta. Em situações de chuva será necessário o aumento da atenção.

Pedras e mais Pedras: Em locais com pedra solta e terreno rochoso costumam ser usado pneus de cravos médios e espaçados. A borracha do pneu costuma ser mais rígida e reforçada contra cortes.